História da ADESG

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) foi fundada em 1951 e considerada entidade de Utilidade Pública por meio DECRETO N.º 36.359, DE 21 DE OUTUBRO DE 1954.

Tem o objetivo de promover o aprimoramento dos líderes civis e militares, bem como fortalecer a integração entre os setores público e privado. A ADESG nasceu a partir da percepção da necessidade de uma instituição que pudesse capacitar os seus membros para enfrentar os desafios do país, especialmente no âmbito da segurança nacional e do desenvolvimento econômico e social.

Desde sua fundação, a ADESG tem desempenhado um papel importante na formação de líderes capacitados e comprometidos com o progresso do Brasil. Através de cursos, palestras, seminários e atividades diversas, a instituição busca promover o intercâmbio de ideias, estimular o pensamento estratégico e aprofundar o conhecimento sobre temas relevantes para a nação.

A ADESG também se destaca por sua abrangência nacional, contando com diversas delegacias e seções regionais espalhadas pelo país. Essa estrutura descentralizada permite que a instituição esteja presente em diferentes estados, atendendo às demandas específicas de cada região e promovendo a integração entre os setores público, privado e acadêmico.

Ao longo de sua história, a ADESG tem se adaptado às transformações do cenário nacional e internacional, buscando sempre se atualizar e acompanhar as demandas contemporâneas. A instituição tem se consolidado como referência no debate de assuntos estratégicos, contribuindo para a construção de políticas públicas e para o desenvolvimento do país.

Em suma, a ADESG possui um histórico rico e relevante, pautado pelo compromisso com a formação de líderes e com a promoção do desenvolvimento nacional. Sua trajetória é marcada pela busca constante pela excelência e pelo fortalecimento das relações entre as esferas civil e militar, com o propósito de construir uma nação mais próspera, segura e integrada.