História da ADESG

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) é uma instituição civil sem fins lucrativos, de caráter educacional que congrega brasileiros de diversas áreas sociais, técnicas, culturais e empresariais, visando uma formação altamente qualificada de formadores de opinião, com o intuito de colaborar para uma sociedade mais justa e ética, na busca dos melhores ideais para o Brasil.

Fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 1951, foi considerada de entidade de Utilidade Pública por meio de Decreto Federal em 21 de outubro de 1954. A principal atribuição da ADESG é a disseminação dos conceitos fundamentais e do método de Planejamento Estratégico da Escola Superior de Guerra – ESG.

Para isso, promove Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE) em cada capital dos Estados do país, incluindo o Distrito Federal e com representações em mais de 100 cidades, atuando também como agente difusor da Cultura de Defesa Nacional.

Por meio de Delegacias e Representações, as Delegacias Regionais da ADESG cumprem o papel de “Pensar o Brasil” com o objetivo de preparar cidadãos para avaliar os aspectos da conjuntura nacional e, assim, contribuir para o bem comum do país.

Para isso, discussões, estudos, cursos, seminários e conferências são organizados para colaborarem na formação dos estagiários como são intitulados os alunos que iniciam o curso de política e estratégia, assim, aperfeiçoando a compreensão sobre a evolução do país e das consequências sociais dos avanços científicos e tecnológicos do mundo contemporâneo, das mudanças na conjuntura internacional e de seus efeitos no cenário nacional a médio e longo prazo.