Comandante do VII COMAR ministra Aula Magna no Tribunal de Contas do Amazonas

A palestra teve como objetivo identificar aspectos da geopolítica mundial e possíveis impactos na defesa da Amazônia brasileira.

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, ministrou, no dia 15 de agosto, a Aula Magna do curso de Especialização em Gestão Pública Aplicada em Estudos de Políticas e Estratégias, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Amazonas (ADESG/AM). O evento, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, teve como tema “Tópicos de geopolítica mundial e possíveis implicações na defesa da Amazônia Brasileira”.

Durante a palestra, que contou com a participação de autoridades civis e militares da Força Aérea Brasileira, do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, o Maj-Brig Ar David abordou os seguintes tópicos: A nossa relação com o planeta; Revolução Industrial e Tecnológica; O Sistema Internacional; e Defesa da Amazônia. O Comandante do VII COMAR indicou autores e obras relevantes para a compreensão histórica da geopolítica e os impactos na Região Amazônica, além de apresentar dados econômicos atuais para orientar os interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a temática. “Precisamos de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável e contribuam para a defesa dos povos da Amazônia. 

Acredito que os alunos sairão da palestra com o ímpeto para buscar mais conhecimentos e propor novas políticas”, afirmou o Oficial General.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Aplicada em Estudos de Políticas e Estratégias é formado por 45 alunos, entre civis e militares das Forças Armadas, e tem como objetivo preparar cidadãos brasileiros, civis e militares para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível no Setor Público e Privado, capacitando os estagiários a analisarem conjunturas e projetar cenários políticos e estratégicos, em especial relacionados à Região Amazônica, sobretudo, relacionados à análise dos aspectos econômicos, políticos, ambientais, indígenas, agrários, entre outros temas conexos com o desenvolvimento regional.

O Maj-Brig Ar David recebeu o certificado pela palestra das mãos do Suboficial Addson Carlos Lobato, Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Manaus (GUARNAE-MN) e aluno do curso.

Outras Notícias